Uerj divulga nota sobre o incêndio no Museu Nacional

Na noite do último domindo (02/09), as chamas tomaram por completo o Museu Nacional localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. Em nota, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) lamentou a perda, falou sobre o descaso do poder público com a cultura e educação do país e mais, confira abaixo:
 

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro vem expressar à Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e à população em geral seu mais profundo pesar diante da tragédia que levou à destruição do Museu Nacional. Como instituição irmã, em propósitos e vocações, uma perda dessa magnitude nos atinge fortemente. Suscita também, em nossa comunidade acadêmica, um conjunto de sentimentos profundamente incômodos: consternação pela perda irreparável; revolta pela desatenção de governantes com a história e o patrimônio nacionais; e uma imensa preocupação com o futuro da cultura, da ciência e da tecnologia em nosso País. O descaso do poder público, com o Museu Nacional e com as demais instituições públicas, especialmente as de cunho social, está na origem dessa tragédia. Não podemos aceitar passivamente a histórica indiferença de nossos governantes e suas escolhas equivocadas para o financiamento do bem público.

Queremos também manifestar nossa irrestrita solidariedade com os pesquisadores, professores, alunos e funcionários do Museu Nacional e nos colocar à sua disposição para auxiliar na busca de soluções que viabilizem a manutenção, no curto prazo, de suas atividades de ensino e pesquisa.


Foto capa: (Ricardo Moraes/Reuters)