Prova da Uerj explora questões sociais e aborda temas atuais com muita representatividade

Este ano, o 1º Exame de qualificação da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) incluiu no seu caderno de questões um debate sobre a importância social do filme Black Panther.  Apenas 10% dos candidatos que fizeram a prova da Uerj, aplicada dia 10 de junho, acertaram questão do ‘Pantera Negra’.

Com destaque para protagonistas mulheres e elenco predominantemente negro, novas produções cinematográficas impulsionam discussões sobre representatividade.

‘Pantera Negra’ é o primeiro filme da Marvel Studios a se concentrar em um justiceiro negro, rei e protetor de Wakanda, país fictício localizado na África. Além de possuir habilidades aprimoradas alcançadas através de um antigo ritual de Wakanda, T'Challa também conta com seu intelecto genial, treinamento físico rigoroso, habilidade em artes marciais, acesso a tecnologias avançadas e riqueza para combater seus inimigos.

O objetivo da questão era associar o processo de reconhecimento de direitos civis para afrodescendentes, na sociedade norte-americana, às representações sobre personagens negros em produtos da indústria de entretenimento, na segunda metade do século XX.

Outras questões com temas bastante atuais também fizeram parte da prova, como zika, febre amarela, abolição/escravidão, Dia da Mulher, globalização, índios, manifestações civis nos anos 60 e também uma questão sobre a Maré (bairro onde a Vereadora Mariele Franco nasceu e morou por muito tempo).

É representatividade que fala, né?

#uerjresiste