Cederj encerrou nesta quinta (17) inscrições para cursos de graduação a distância em universidades do RJ

Ontem foi o último dia para que as pessoas interessadas em cursar uma graduação a distância em universidades públicas se inscrevessem no vestibular do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Foram oferecidas 7.409 vagas em 16 cursos de graduação na modalidade semi-presencial para início no segundo semestre de 2018.

As seis Universidades Públicas localizadas no estado do Rio – UENF, UERJ, UFF, UFRJ,UFRRJ e UNIRIO – e o CEFET/RJ formam o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). O objetivo dessa parceria com o sistema Universidade Aberta do Brasil é democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. Para quem optou por usar a nota do Enem de 2017, na modalidade ampla concorrência, foram destinadas 30% das vagas ofertadas.

Como funciona o curso?

O estudante recebe material didático gratuito na forma online e impressa e é avaliado em atividades presenciais (provas) e a distância, em datas e horários predeterminados. O acompanhamento didático é feito por tutores nos polos e nas universidades consorciadas.

O aluno também conta também com um telefone 0800. Após a conclusão, o diploma é emitido pelas universidades consorciadas sem qualquer distinção do modelo de educação presencial. As vagas estão distribuídas conforme edital nos cursos de bacharelado em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção; tecnólogos em Gestão de Turismo, Segurança Pública e Sistemas de Computação; e licenciaturas em Ciências Biológicas , Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo.

As provas serão aplicadas no dia 9 de junho. As aulas começam dia 21 de julho.