Bienal anuncia programação completa com 14 autores da Argentina

Entre os autores do país homenageados, está o escritor do premiado ‘O Segredo dos Seus Olhos’


Em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira no Consulado da Argentina, a 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio anunciou os 14 autores do país homenageado pela feira que virão ao Brasil. Eduardo Sacheri, autor do livro “O segredo dos seus olhos” (adaptado para o cinema, venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), é um dos principais nomes. Martín Kohan (“Segundos fora”) e Tamara Kamenszain (“O eco”) também estão entre os detaques. Diana Bellessi, Mariana Enríquez, Inés Garland, Mempo Giardinelli, Noé Jitrik, María Moreno, Sergio Olguín, Claudia Piñeiro, Luciano Saracino, Silvia Schujer e o cartunista Tute completam a lista.


Embora tenha participado com cerca de 70 nomes na Feira de Guadalajara, no ano passado, a nação envia uma delegação mais enxuta ao evento, que será realizado entre 3 e 13 de setembro deste ano, no Riocentro.


Gonzalo Entenza, do Ministério das Relações Exteriores argentino, justificou a escolha.


— Infelizmente não pudemos repetir nossa participação no México, mas procuramos encontrar a maior diversidade possível entre os escritores selecionados — argumentou.


O evento é organizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (Snel) e pela empresa Fagga. Em seu estande de 400m², a Argentina também apostará em temas políticos, para além da literatura. Estela de Carlotto, líder da organização Avós de Praça de Maio, participará de um debate sobre direitos humanos.


FEIRA DIVULGA PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Junto com o anúncio dos autores argentinos, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro divulgou a programação completa de todos os seus espaços. Ao todo, mais de 200 escritores passarão pelo evento.. Mesmo com a diminuta delegação do país vizinho, o evento bateu o recorde de autores estrangeiros convidados: serão 27.


Além da comitiva “hermana”, a delegação americana vem expressiva, com Raymond E. Feist (“O mago”), Julia Quinn (“Os Bridgertons”), Leigh Bardugo (“Grisha”), Colleen Hoover (“Hopeless”), Jeff Kinney (“Diário de um banana”), Anna Todd (“After”), Colleen Houck (“A maldição do Tigre”) e Josh Malerman (“Caixa de Pássaros”). Entre os britânicos, David Nicholls (“Um dia”), Joseph Delaney (“As aventuras do caça-feitiço”) e Sophie Kinsella (“Becky Bloom”) marcarão presença, além do acadêmico francês Jacques Leenhardt.


Entre os brasileiros, nomes como Marcelo Rubens Paiva, Ferreira Gullar, Alberto Mussa, Laurentino Gomes e Edney Silvestre foram confirmados no Café Literário, maior espaço de debates da feira.


Além do Café, que tem curadoria de Rodrigo Lacerda, os escritores se dividirão entre os espaços Bamboleio, Cubovoxes e SarAll. Para comportar a imensa audiência de autores de obras celebradas pelo público adolescente, a Bienal criou a sessão Conexão Jovem, realizada em um pavilhão com capacidade para cerca de 700 pessoas.


Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, afirma que o evento espera um acréscimo no público por conta do feriado de 7 de setembro. Ao todo, ele garante que cerca de 700 mil pessoas podem passar pelos corredores do Riocentro, sendo 150 mil estudantes.


— É difícil prever mais, porque existe a limitação física dos pavilhões — explicou.


Ele celebra a grande quantidade de escritores que participarão do evento, afirmando que os valores investidos na programação cultural em 2015 são três vezes maiores do que há quatro edições, quando ele começou a fazer parte da comissão de organização.


— Só pudemos ter tantas confirmações porque nos preparamos com antecedência. Começamos a fazer convites um ano e meio antes da Bienal.


O valor do ingresso será R$ 16, e pode ser comprado pelo site do Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br). Os pavilhões vão funcionar de 9h às 22h nos dias de semana e de 10h às 22h no fim de semana. No primeiro dia, eles serão abertos às 13h.

 

 

Fonte: matéria retirada do site O Globo, http://oglobo.globo.com/cultura/livros/bienal-anuncia-programacao-completa-com-14-autores-da-argentina-17081514