Dicas para praticar a escrita e fazer uma boa redação

A última fase do Vestibular Uerj 2019 é uma prova discursiva e uma de suas etapas é a temida redação. Sabendo disso, vamos pegar algumas dicas para conseguir fazer uma ótima redação?

Antes de chegar à redação, os vestibulandos precisam responder cinco questões discursivas relacionadas ao tema proposto, que é o primeiro passo da parte de Língua Portuguesa Instrumental.  Depois disso, o candidato deverá construir um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto de no mínimo 20 linhas e no máximo 30.

O tipo textual dissertativo-argumentativo tem como objetivo defender um ponto de vista usando alguns argumentos, também podendo fazer uma análise crítica do texto.

Como todos os textos, o dissertativo necessita de uma estrutura, que é:

  •  Introdução: o início do texto é onde se apresenta a tese (ideia principal, o assunto que irá defender), a argumentação já pode ser iniciada por aí, por meio da tese ou ponto de vista, onde o vestibulando deve se posicionar e deixar clara a sua opinião.
  • Desenvolvimento: aqui o candidato deverá desenvolver parágrafos (sendo aconselhável pelo menos três) onde irá argumentar e defender o ponto de vista exposto na introdução. É bem fácil encontrar argumentos, basta identificar a tese para fazer a pergunta "por quê?", se o tema é sobre "a legalização do aborto", por exemplo, o vestibulando irá argumentar o porquê ser contra ou a favor. Mas lembre-se, as ideias precisam ser claras e objetivas. Uma dica muito importante para o desenvolvimento é sempre comprovar todas as afirmações. Não esquecendo também de seguir uma sequência de ideias e argumentos com relação ao que foi dito na introdução, para que o texto seja coerente.
  • Conclusão: nesta etapa, devemos fechar o tema proposto, podendo ter como opção de desfecho uma reafirmação sobre a tese exposta na introdução. Outra dica fundamental para concluir bem o texto é dizer como a sociedade se identifica ou se posiciona com a temática desenvolvida.

Ao escrever a redação, devemos nos atentar à escrita, se a gramática está correta, se o texto está seguindo uma linha de raciocínio coerente, se está coeso, pois estes serão alguns dos critérios avaliados. Então fique atento (a), use a perfeita concordância e evite repetição de palavras e cognatos.

OUTRAS DICAS:

Pense bem no que irá escrever e quais serão seus argumentos;

- Faça com que seu texto tenha uma boa aparência e tenha uma boa letra;

- Seja criativo não só com os argumentos, mas também com o seu título;

- Não esqueça de revisar seu texto para que não haja nenhum erro.

 

Agora é só praticar a escrita com todas as dicas e arrasar na redação!