Dicas de Física

A Física é uma das matérias mais amplas do currículo escolar, então é difícil poder separar os tópicos que podem ser mais cobrados numa prova específica. Porém, o que é cobrado de Física nas provas da UERJ costuma seguir um padrão que o #euquerodica trás com excluisividade para você vestibulando e futuro aluno da UERJ!


ENERGIA 


As questões envolvendo Energia são frequentes no vestibular da UERJ. É interessante o candidato treinar questões que abordem o princípio da conservação da Energia Mecânica e os tipos de Energia (potencial gravitacional, potencial elástica, cinética, etc.) e suas transformações. Exercícios sobre a relação entre Energia e Potência também são aconselháveis, principalmente envolvendo o consumo e custo de aparelhos eletrodomésticos.


CINEMÁTICA


A cinemática abordada nas provas da UERJ foca em alguns pontos: lançamento vertical e horizontal e análise de gráficos. No caso das questões envolvendo lançamento (horizontal e vertical), é importante saber calcular o alcance, o tempo de queda e a altura máxima atingida por um corpo. Já as questões sobre gráficos, o candidato precisa reforçar seu estudo sobre a relação entre as áreas dos gráficos (s x t; v x t e a x t) com o deslocamento e a variação da velocidade. Também é importante conseguir diferenciar os gráficos MRU e MRUV.


ORDEM DE GRANDEZA


É recorrente nas provas da UERJ questões que tratam sobre notação científica, ordem de grandeza, algarismos significativos e o arredondamento. O candidato tem que saber como se escreve a notação científica, as regras para expressar a ordem de grandeza e o arredondamento, e conhecer a importância dos algarismos significativos para medidas científicas. Vale apena rever as regras de potenciação, focando na potência de base dez.


REFERENCIAL INERCIAL


Tanto o referencial inercial e não-inercial são temas sempre presentes nas provas da UERJ. É bom lembrar conceitos importantes que diferenciam os referenciais: Referencial inercial é aquele que se observa a primeira lei de Newton (inércia). Já o referencial não-inercial, se observa as “forças fictícias”, isto é, forças que não existem, pois na verdade elas são explicadas pela inércia, cuja a observância se dá pelo referencial inercial. 


LEIS DE NEWTON


Há muitas questões sobre as leis de Newton. Elas podem aparecer em exercícios envolvendo o equilíbrio de blocos em planos inclinados, com ou sem atrito. Por isso, o conhecimento a respeito da decomposição vetorial de forças é necessário. As leis de Newton podem aparecer também em questões onde existam sistemas de roldanas fixas e móveis.


CIRCUITOS ELÉTRICOS


Questões sobre circuitos elétricos são frequentemente cobradas nas provas da UERJ. Cálculos de resistência equivalente (série e/ou paralelo), corrente elétrica, potência e tensão, são sempre presentes. É bom ter algumas fórmulas na memória como: Onde, V é a tensão, R a resistência, P a potência e I a corrente.


Boa prova!!