Como estudar Química para a Uerj?

Visando sempre auxiliar seu estudo, separamos os temas mais abordados nos últimos anos pelo vestibular da UERJ.

Atomística: O vestibulando deve dar mais atenção a semelhança atômica, principalmente isótopos, sem esquecer de distribuição eletrônica de íons, que também é um tema bastante recorrente.

Funções Orgânicas: Nesse tema o estudante precisa diferenciar as funções através de seus grupos funcionais, dando maior atenção em álcool, fenol, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e ester.

Estequiometria: Relações entre diferente substâncias através de uma reação (balanceada), nessa questão é necessário identificar as unidades que estão sendo trabalhadas (massa, volume, mol) para que o estudante monte corretamente a Regra de Três, a interpretação é fundamental.

Soluções: As questões que abordam esse tema trabalham mais com as unidades de concentração, como molaridade (mol/L), por exemplo, tendo atenção às unidades e lembrando que o volume tem que estar em litros. É interessante estar por dentro de funções inorgânica, pois muitas vezes na questão aparece o nome do composto e o estudante precisa saber a fórmula.