Como estudar Português para a Uerj?

Depois de uma pesquisa feita nos exames de qualificação da UERJ, aplicados nos anos de 2007 a 2009, chegou-se à conclusão de que alguns conteúdos e algumas habilidades são imprescindíveis para quem quer tirar uma boa nota. Essa pesquisa foi feita tanto na primeira quanto na segunda aplicação do exame em cada ano.

De acordo com a pesquisa, o candidato precisa ter habilidade principalmente em interpretação de textos, uma vez que a banca pode apresentar até 50% da prova com questões desse estilo. Além da interpretação textos, outra habilidade mais cobrada na prova é a compreensão do processo de construção de textos argumentativos. A análise argumentativa vem logo depois da interpretação textual. Assim, compreender quais são os mecanismos argumentativos é, com certeza, um ponto a favor.

O curioso dessas duas habilidades é que, além de elas estarem presentes em todas as provas analisadas, elas estão em grande quantidade: interpretação tem o mínimo de quatro questões por prova e argumentação o mínimo de duas questões por prova. Vale comentar que há provas com até 10 questões de interpretação e até 6 de análise argumentativa.

Outro aspecto importante a ser destacado são os conteúdos constantes, mesmo que em quantidade menor. Esses conteúdos são: coesão, semântica, figuras de linguagem e funções da linguagem. Por fim, a pesquisa pode concluir também que a Gramática foi reduzida a quase zero ao longo dos anos. Verbo foi o conteúdo gramatical mais aplicado nessas provas.