Como estudar História para a Uerj?

A parte referente à disciplina de História no Exame de Qualificação da UERJ está inserida na área de Ciências Humanas. Na prova, exige-se do candidato uma perspectiva crítica sobre a construção da modernidade ocidental e uma visão reflexiva sobre as principais problemáticas relacionadas ao tempo presente. Para melhorar seu desempenho, também selecionamos quatro temas recorrentes nos últimos exames:

1) Os principais conflitos internacionais e regimes políticos do século XX: conteúdos relacionados às duas Guerras Mundiais e à Guerra Fria têm sido constantemente cobrados, entretanto, fique atento também às questões relacionadas aos conflitos atuais.

2) Movimentos sociais no Brasil República: estude sobre as revoltas na Primeira República, como a Guerra de Canudos e a Revolta da Vacina, e movimentos sociais contemporâneos como as “Diretas Já”.

3) Ditadura militar brasileira: esse é um assunto certo em praticamente todas as provas, tratando, na maioria das vezes, sobre o milagre econômico brasileiro e as suas consequências, as medidas autoritárias do regime militar e os movimentos de luta e protesto contra a ditadura.

4) Brasil no século XIX: aspectos econômicos, sociais e culturais do Brasil Imperial: questões relacionadas à escravidão, imigração e política externa do Segundo Reinado também devem ser estudadas. Por último, não se esqueça de estudar as comemorações históricas do ano de 2015, como o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e os 70 anos do término da Segunda Guerra Mundial.