Como estudar Geografia para a Uerj?

A análise da distribuição de questões das últimas provas da UERJ permitiu agrupá-las em quatro temas predominantes: Geografia Política, População, Indústria e Sociedade.

Geografia Política” aborda temas como a Guerra Fria, a geopolítica da Nova Ordem Mundial e conflitos contemporâneos envolvendo países distintos ou guerras civis. São questões que muitas vezes buscam relacionar fenômenos em tempos ou espaços diferentes.

As questões de “População” tendem a ser mais conceituais. Os indicadores demográficos são utilizados por para análises e perguntas sobre a correlação entre causas e conseqüências para a variação dos números dos mesmos. Migrações internas e movimentos populacionais entre países também são temas recorrentes. É preciso sempre ter bastante atenção aos números e às demais informações das pirâmides etárias para que os detalhes sejam todos percebidos.

O tema “Indústria” busca constantemente expor características de cada fase do desenvolvimento industrial, questionando a (des)continuidade de cada meio de produção na dinâmica socioespacial mundial. É importante conhecer as diferenças e rupturas entre cada Revolução Industrial, analisando o contexto sociopolítico dos períodos, e não somente o aspecto da organização fabril.

Sob o tema “Sociedade” se destaca a relação interdisciplinar com a história e sociologia, em assuntos como movimentos sociais, questões de gênero, raça etc. Recentemente, muitas provas da UERJ têm buscado questões relacionadas à legislação política brasileira.