Como estudar Biologia para a Uerj?

Entre os principais temas de Biologia cobrados na Uerj é preciso atenção ao comando e ao pedido da questão. Para isso a boa leitura é de fundamental importância. Se analisarmos o vestibular da UERJ de 2010 aos dias de hoje podemos separar os assuntos da prova de biologia em quatro grandes temas que são: Características dos seres vivos, Bioquímica, Genética e Evolução e Ecologia.

Assim, no tema de Características dos seres vivos, a fisiologia humana, viral e bacteriana aparecem com frequência, além de assuntos em biologia celular, fisiologia vegetal e histologia animal.

Já dentro do tema Bioquímica assuntos como metabolismo do DNA/RNA e lipídios, respiração celular, fotossíntese são corriqueiros.

Em Genética e Evolução as questões costumam abordar os processos evolutivos de forma comparada e conceitos intrínsecos, bem como os processos hereditários e como o controle desses processos são feitos.

Finalizando, em Ecologia temas sobre poluição do meio ambiente e como remediar esses problemas são abordados. Assim, é importante que você estudante tenha a capacidade de ter uma visão “macro“ da questão para que possa fazer links entre os diversos assuntos cobrados, como por exemplo, a relação entre o empobrecimento do solo com a má qualidade dos alimentos produzidos e as consequências de se alimentar com esses alimentos. A atenção aos agravos ambientais (assunto de ecologia) e as novas descobertas na área de saúde (características dos seres vivos - fisiologia) que estão constantemente nos noticiários são opções interessantes de ver como os conhecimentos em Biologia estão presentes no dia a dia.