Cinco características comuns aos bons alunos

O pesquisador James Ito-Adler realizou uma pesquisa e chegou a cinco diferenciais dos bons alunos. Essas características seriam pilares fundamentais para alcançar bons resultados. São elas:

1) Aprender em sala de aula: "driblar" a zona comum nas salas de aula, afastando-se das más companhias, aproveitando bem o tempo e alcançando alto nível de aprendizagem durante a explicação dos professores é um dos pilares fundamentais;

2) Aprender a aprender: talvez a mais importante de todas. Os bons resultados são construídos por desempenhos diferentes da maioria. Assim, os alunos autodidatas e que constroem práticas pessoais eficazes de aprendizado tem uma grande vantagem, já que não ficam na dependência de professores, tutores ou colegas para explicar a matéria;

3) Dominar a internet: a grande rede disponibiliza muitas informações hoje em dia, inclusive gratuitas. Com disciplina, é possível aproveitar o tempo para estudar e realizar exercícios na internet.

4) Planejar o futuro: uma das maiores dificuldades dos jovens é deixar o imediatismo, ou seja, deixar de agir segundo o aqui-agora e tomar decisões que reflitam objetivos de médio e longo prazo. Segundo a pesquisa, aqueles que conseguem planejar o futuro conseguem tomar decisões melhores e manter a motivação.

5) Recebem apoio: especialmente suporte familiar. Os jovens são extremanente suscetíveis a influência externa. Por isso, bons exemplos ajudam a manter-se fiel ao caminho traçado.

Leia mais: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/estudo-aponta-cinco-caracteristicas-dos-bons-alunos